quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Quais seriam os tipos sociais atuais que poderiam aparecer nas peças de Gil Vicente

Se for para analisar através de uma comparação o contexto em que Gil Vicente com o nosso contexto atual, tanto o político como o social, ele apontaria diversos problemas sociais da nossa atualidade.

O maior alvo de suas criticas seriam sem dúvida os políticos, pois mesmo sendo uma figura pública e que representa a sociedade, eles são os que mais se destacam quando o assunto é corrupção. Além disso, depois de eleitos a grande maioria dos políticos tem o maior descaso com a população, fecham seus olhos para os reais problemas da sociedade, as enormes diferenças sociais em que vivemos, no qual uns têm tudo e outros não têm nada, passam fome, vivem na miséria.

E desta classe social ainda pode-se incluir àqueles que estão à frente de algumas ONG'S, cujo intuito fictício seria o bem estar, mas que muitas vezes, na verdade, estão interessados em arrecadar dinheiro e conseguir status para uma futura eleição.


E como não mencionar o notório enfraquecimento das correntes religiosas. A religião, ela que deveria ser um espelho para a sociedade, mas não é bem assim.Quantos padres pedófilos, todos, adoradores de imagens, acostumados aos confortos da carne e muitas vezes chegam a distorcer os ensinamentos bíblicos. Quantos pastores capitalistas, que muitos deles se tornam escravos ou adoradores de dinheiro e dos confortos que este pode trazer tornando-se muitas vezes enganadores e persuasivos para aquilo que lhes convém, ao invés de ensinarem o que deveria ser ensinado para o bem e a salvação da humanidade. E os fiéis pervertidos, que diz que crê em Deus e pratica todo tipo de insanidade: Rouba, e pede proteção a Deus, mente e sente-se aliviado por ter sido “protegido” por Deus, entre outras situações.

Outro modelo típico da sociedade, que faria parte de suas peças seria o homem moderno, que vive em uma correria cotidiana. Não possui tempo para orar, apenas trabalha e estuda o tempo todo sem parar. Na busca incessante, de mais e mais dinheiro, posição social, cargo elevado, anseiam carros importados, mansões . O homem do século XXI ainda não encontrou tempo para Deus em sua correia contínua. Este, com certeza, também estariam presentes nos autos de Gil Vicente.

Outros pontos que Gil Vicente abordaria, seriam a grande mudança que ocorreu com as mulheres, que trabalham fora e busca seu próprio sustento, ou auxiliar o sustento de sua casa, os homossexuais, as mulheres infiéis, as mulheres que se relacionam com vários homens sem compromisso, e ás vezes engravidam e acabam cometendo o ato do aborto, e fazem isso muitas vezes, sem menor culpa. Os pedófilos, os assassinos, os adolescentes drogados.

Gil Vicente, na nossa atualidade, poderia até se deparar com alguns problemas que afligiam a sociedade de sua época, pois ele era um grande observador e crítico, e sua grande capacidade de percepção em relação ao mundo ao seu redor é ainda maior que sua capacidade de crítica, e são dignas de grandes artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário